segunda-feira, 15 de junho de 2009

O PAPEL DO EDUCADOR FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Nos dias atuais, não temos dúvidas de que a tecnologia torna as aulas e o processo de aprendizagem muito mais atrativa, tanto para os educadores quanto para os alunos. A necessidade de se utilizar as ferramentas da informação e comunicação é maior, não apenas no cotidiano escolar, mas na sociedade em geral.

Um grande desafio para os professores é utilizar os recursos digitais de aprendizagem[i], uma vez que muitos não dominam as novas tecnologias. O uso adequado da tecnologia no ambiente escolar requer bastante cuidado e atenção por parte do professor para avaliar o que vai ser usado e reconhecer o que pode ou não ser útil, desse modo é essencial o conhecimento dessas ferramentas.

Com a falta de formação adequada, muitos educadores vêm percebendo - e valorizando - o potencial pedagógico de ferramentas disponíveis na Internet, entre elas o blog[ii], ou diário virtual, que trazem inúmeras possibilidades pedagógicas e funcionam como um canal de colaboração entre os educadores.

Enfim, os professores são e serão responsáveis por um uso consciente e crítico dessas tecnologias, entretanto, vale ressaltar também que muitos permanecem "fechados" para essa transformação. Não basta somente instalar computadores em escolas públicas, é preciso conscientizar e capacitar professores[iii] para que haja mobilização e mudança.



[i] http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art11.pdf

[ii] http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf

[iii] http://andreadecarli.files.wordpress.com/2008/08/cursoprofessores_andreadecarli.pdf

1 comentários:

lu disse...

a gente precisa mesmo de formação, bem lembrado