De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, Objetos de Aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".
Um objeto de aprendizagem pode ser usado em diferentes contextos e em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, para atender a esta característica, cada objeto tem sua parte visual, que interage com o aprendiz separada dos dados sobre o conteúdo e os dados instrucionais do mesmo. (Wikipédia)
Os objetos de aprendizagem são animações, simulações, áudios, páginas web que combinam texto, imagens e outros meios ou aplicações, vídeos, experimentos práticos, entre outros que podem ilustrar e auxiliar nossas aulas.(Blog EMEI Cartola)
As vantagens em se utilizar um objeto de aprendizagem são:possibilita o reuso possibilidade de ilustrar conceitos abstratos por meio de simulação ou animaçãopossibilidade de personalização
Estes objetos estão armazenados em repositórios. Estes são locais em que são armazenados os recursos para download ou serem visualizados na web por meio de links. Existem vários repositórios, alguns são pagos e outros gratuítos. (Saiba mais sobre repositórios nos próximos posts).
Conheça alguns locais (repositórios) onde podemos encontrar objetos educacionais, em português:
- Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/
- Cesta (Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na aprendizagem http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA
- LabVirt (Laboratório Didático Virtual)http://www.labvirt.fe.usp.br/
- LUME – Repositório Digital da UFRGShttp://www.lume.ufrgs.br/
- Portal Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
- Portal do Professorhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
- Rived (Rede Interativa Virtual de Educação)http://www.rived.mec.gov.br/
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