domingo, 14 de setembro de 2014

Integração de Mídias na Educação


    De que modo as mídias que conhecemos e praticamos no curso de especialização Mídias na Educação poderão nos auxiliar a conquistar a escola que desejamos construir?

 
     Nos últimos anos, as ferramentas midiáticas estão revolucionando não apenas o nosso modo de assistir televisão, "navegar" pela internet, ter acesso a músicas, fotografar e interagir nas redes sociais, elas também podem nos ajudar a conquistar a escola que queremos.

     O ponto de partida, que conhecemos e praticamos no curso, foi a apropriação de novas linguagens, de novos recursos. O incentivo a busca de novas ferramentas, compartilhamento de outras. Além disso, precisamos tirar o foco do computador, pensar nas telas digitais de forma mais abrangente, tecnologia não é apenas a utilização de microcomputadores, mas também de câmeras fotográficas, filmadoras, gravadores, aparelhos celulares, entre outros.

    Conquistar a escola que queremos é ultrapassar seus muros. É utilizar este tipo de apropriação das ferramentas que os educandos trazem na bagagem, desde a educação infantil, repensando o currículo escolar frente a era digital. É, também, incentivar e promover não apenas o protagonismo infanto-juvenil, mas o docente, pois a medida que o professor se apropria de novas tecnologias e ferramentas, pode auxiliar e mediar de forma significativa a criação, colaboração, compartilhamento e aprendizagem discente.

     Educar com mídias, é, sobretudo, construir, interagir, aprender junto, transformando a escola numa grande rede de aprendizagem, que pode ser compartilhada com todos. A escola que queremos é aquela que ensina a criar, recriar e que integra a todos, em qualquer lugar que estejam. 

0 comentários: