segunda-feira, 17 de maio de 2010

Educação e a Sociedade do Conhecimento*


Estamos vivendo uma era em que a informação tem grande importância no mundo globalizado, a chamada Sociedade do Conhecimento.
Hargreaves (2004) cita que a sociedade do conhecimento processa informação de forma a aumentar a aprendizagem, estimular a criatividade, desenvolver a capacidade de desencadear as transformações e enfrentá-las.

O advento das novas tecnologias da comunicação e da informação potencializou a construção de conhecimentos. Temos acesso a uma diversidade de informações e dados num tempo inimaginável há anos atrás. Entretanto, conhecer não é apenas deter a informação, pelo contrário, é construir significados, representações e saber lidar com o saber na solução de problemas.

A educação, nesse sentido, tem papel fundamental, na medida em que surge a necessidade da interação entre os envolvidos no processo de ensino, na busca pela construção coletiva e cooperativa do conhecimento, de forma significativa.

Diante disso, penso que o grande desafio do educador é auxiliar o aluno, também chamado neste contexto de aprendente, a filtrar as informações, fazendo seu uso de forma proveitosa, agindo sobre seu meio.

Neste cenário, se o conhecimento hoje é algo primordial, os educadores devem aprender a aprender, fazendo das tecnologias uma aliada neste processo. Conhecer não é um fato isolado, é primordial a adequação da educação a esta nova concepção de sociedade.
A educação, na Sociedade do Conhecimento, deverá oportunizar, então, a construção de significados, representações e ações cognitivas complexas.


*Prof.ª Silvia S. Santos - Pedagoga, Técnica em Informática, Pós-graduanda em Educação em Ambientes Virtuais e Informática na Educação e Professora na Rede Municipal de SP.

referências: Hargreves, Andy. O ensino da sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança/ Andy Hargreaves; trad. Roberto Cataldo Costa. - Porto Alegre: Artmed, 2004

0 comentários: