sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pra que preciso de computador?

A cada dia observamos como as tecnologias estão inseridas em nossa vida. Será que ainda contnuam tão longe das escolas como dizem?

Nossos alunos, da Geração Z ( ou Web, nascidos entre 2000-2010), enxergam o computador como algo normal, de fácil manipulação, assim como outros aparelhos tecnológicos.

Nós, da Geração Y (nascidos entre 1980 e 2000), também estamos imersos na tecnologia, formamos uma classe consumidora, exigente e ávida por inovações.

A educação ainda parece emparelhada a Geração X (nascidos entre 1960-1980), a televisão e o rádio já foram aceitos e incorporados.

E o computador? A passos mais lentos os computadores chegaram as escolas e o projeto UCA (Um Computador por Aluno) avança.

E o professor?  Até cinco anos atrás, ouvi muitos educadores questionando se realmente seria necessário ter conhecimento em TIC (Tecnologias da Informção e Comunicação).  O principal questionamento era como atrelar o uso na preparação, planejamento e a metodologia em sala de aula. Além disso, ter uma formação que unisse Informática e Educação era algo muito difícil.

Hoje, a cultura digital nos leva aos caminhos das redes sociais, das comunidades virtuais, dos blogs e dos microblogs. Podemos falar sobre educação na grande rede mundial, socializar experiências com educadores do nordeste, do sul, do mundo...

Será que estamos todos preparados pra isso? A Geração Alfa (nascidos após 2010) vem aí, dominando a web 3.0, lidando com infomações de uma maneira ainda mais rápida e inteligente.

E nós? A formação continuada é o grande caminho. O importante é o educador ser reconhecido e se reconhecer como um grande ator neste processo, mediador das aprendizagens e parceiro na busca do conhecimento.

Formação, troca de experiências, rede de saberes.... eu preciso de computador.


Até a próxima!


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Y
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Geracao_X_Geracao_Y_Geracao_Z.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_3.0

0 comentários: